quarta-feira, 21 de maio de 2008

Subiu na vida

Jumento vira apicultor no sertão do Ceará

Fonte: Terra

Em uma cidade a 206 km de Fortaleza, onde nem mesmo celulares funcionam, o mel conseguiu transformar um animal pacato e sem atrativos na sensação do momento. Juraci, o jumento apicultor de Itatira, tem atraído atenção não só dos outros produtores de mel da região, mas também de dezenas de curiosos e até da imprensa.

O dono, Manoel Juraci Vieira, trabalha no ramo há dois anos e conta que tinha dificuldade em carregar o mel dos apiários, uma espécie de colméia artificial, até as casas de mel, onde o produto é beneficiado. "Tíanhamos que andar mato a dentro, em lugar que não dava pra levar um carrinho de mão, por exemplo. Estão eu tive essa idéia", conta.

Em dezembro do ano passado, e com a ajuda de outros apicultores, ele criou a indumentária para o bicho, com direito a tela e tecido especial, para não incomodar o animal. "Ele não acha ruim. É meu amigo, daqueles fiéis mesmo, sabe?", avalia Manoel. Na hora de vestir a roupa, Juraci não faz cerimônia: até levanta as patas para facilitar o trabalho do dono.

Todos os trabalhadores do mel da região têm registro na Associação dos Apicultores de Itatira e agora Manoel quer que Juraci também seja registrado. "Acho mais do que justo", argumenta. A presidente da associação afirma que está avaliando o pedido: "Estamos analisando como é que vamos certificar esse jumento, mas que é merecidíssimo é!", reconhece Cláudia Guerra.

COMETÁRIO DO PADEIRO: O próximo passo é assinar a Carteira de Trabalho do animal. Agora dizem que as abelhas não atacam o jumento porque o ferrão dele é muito maior. Não entendeu? Então procura "Jumento" no Google Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogue o fermento, bata a massa e bote pra descansar. Depois leve ao forno e pronto: meta sua tabicada.