quarta-feira, 2 de julho de 2008

Óperas bizarras da imaginação non-sense


"A Mosca" virará ópera

'A Mosca', o filme de terror de David Cronenberg de 1986 será trasformado em uma ópera. O novo formato
terá a direção do tenor espanhol Plácido Domingo, com música do compositor ganhador do Oscar Howard Shore (O Senhor dos Anéis),e não é tão sangrento como o original.

O público intelectual poderá ver em primeiro plano como caem as unhas do personagem principal durante sua transição de cientista a inseto gigante.

Ainda asssim, é algo bastante assustador para uma ópera, tendo inclusive alguns toques de humor negro. No ensaio geral, algunas risadas foram ouvidas entre os convidados quando uma mezzosoprano cantou a viva voz a frase do filme: ''Tenha medo. Tenha muito medo''.

Cronenberg, a cargo da direção de cena da ópera, disse não estar seguro do efeito que esta terá sobre o público. ''Uma menina de 6 anos disse, depois de ver um dos ensaios, que teria que dormir con seus pais por um tempo'', declarou o cineasta aos repórteres. La ópera estreará mundialmente nesta quarta, 2 de julho, no Theatre du Chatelet de París e chegará à Opera de Los Ángeles em setembro.

COMENTÁRIO DO PADEIRO: Uma ópera de "A Mosca"? Inesperado. Mas, seguindo essa linha, quais outros sucessos do cinema poderão se transportados da telona para o mundo das óperas? Faço minhas apostas:

"Os Goonies" , com destaque para o ato final, com um dueto entre Sloth e o Gordo, no navio de Willie Caolho .

"Triplo X" inspirará uma das obras mais aclamadas da história das óperas. Assim como no filme, Vin Diesel será o tenor.

Mel Gibson dirigirá uma ópera inspirada em seus filmes, o nom eserá "Apocalypto de Cristo Valente". Gibson exige que o personagem principal, um descendente de aztecas e escoces nascido na Judéia, apanhe de verdade.

O Brasil dará sua contribuição à lista com "Tropa de Elite". Uma obra revolucionária, na qual, em vez de uma orquestra, a música será feita com tiros e tapas. E, em vez de tenores, teremos o Capitão Nascimento dando "sugestões" no pé do ouvido dos meliantes, esses também incluidos no hall das estrelas, já que seus gritos alcançarão escalas nunca antes imaginadas. Já nasce um clássico.

E aí, quais grandes filmes também merecem virar ópera? Dê sua sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogue o fermento, bata a massa e bote pra descansar. Depois leve ao forno e pronto: meta sua tabicada.