Som de vuvuzela, a corneta da Copa, é mais alto que de motosserra
As vuvuzelas, cornetas que já se tornaram uma das marcas da Copa da África do Sul, chegam a incomodar os ouvidos mais que uma motosserra, e podem causar perda permanente na audição.
O alerta foi feito nesta segunda-feira (7) por uma fundação mantida pela Phonak, fabricante suíça de próteses auditivas. Uma série de testes em estúdio demonstrou que as trombetas emitem um som de 127 decibéis. Ganham de tambores (122 decibéis) e de apitos (121,8 decibéis), por exemplo.
A exposição continuada a 85 decibéis pode gerar perda de audição permanente. Por isso, a organização pede que os torcedores utilizem protetores auriculares. “Quando um som aumenta em 10 decibéis, os nossos ouvidos o percebem como sendo duas vezes maior”, explicou o audiologista Robert Beiny, da Phonak. “Quando o som é superior aos 100 decibéis, a perda auditiva pode acontecer em 15 minutos.”
A Fifa autorizou o uso do instrumento porque fez um teste em estádio com 95 mil pessoas. Nele, avaliou-se a possibilidade de as cornetas interferirem nos anúncios de emergência. Não interferiram, mas a vuvuzela ganhou de buzinas de ar comprimido em danos aos ouvidos. Nos estádios, quando dezenas de milhares de pessoas tocam a corneta simultaneamente, a sensação é de algo próximo a um congestionamento com vários carros buzinando ao mesmo tempo.
Fonte: G1
COMENTÁRIO DO PADEIRO: O barulho é chato. Acho que o jogador se sente uma carniça no meio das moscas, mas se a Fifa autorizou, então fod....
E José Serra soprando a vuvuzela? Eu não imaginava que ele poderia ficar ainda mais feio. Faça isso mais não, meu amigo! Essa imagem assusta os eleitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Jogue o fermento, bata a massa e bote pra descansar. Depois leve ao forno e pronto: meta sua tabicada.