quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Dicas de Carnaval

Caros leitores,

Como vocês sabem, continuo minha saga (ô moleza) pelo Nordeste. Mas para vocês não pularem o Carnaval de estômago vazio, deixo uma mensagem inspirada no Galo da Madrugada e algumas dicas:



"Quem tem cloaca tem medo!"

DICAS DO PADEIRO PARA O CARNAVAL:
»Exagere no consumo de águas e sucos naturais;

»Prefira uma alimentação balanceada - regada de muitos pães (principalmente) e frutas;

»Use roupas leves (e curtas, no caso das mulheres);

»Não coloque dinheiro na cueca (é seboso);

»Não cheire buzina;

»Não confuda as coisas: MASSA não é macarrão;

»Se alguem quiser lhe dar uma "gravata" (inclusive de pessoas fardadas), não aceite. Corra!;

»Coisinhas brilhantes no chão não são confetes, são vidro mesmo (traduzindo, demência tem limite, né?);

»Lembre-se: "Não existe mulher feia, mas sim dose pequena".

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Diário de Viagem, capítulo dois

No meu último post, datado de 11 deste mês, disse que voltaria no dia seguinte para continuar com os relatos sobre minhas viagens pelo Nordeste. De fato, essa era minha intenção, mas vocês não sabem o que me aconteceu (não sabem mesmo, ainda não contei).

Não foi nada demais. Fiquei em Tambaba e estava convencido a me mudar para lá, estava até querendo comprar um estabelecimento e transferir minha padaria para a região. A bronca foi que, ontem, a Vigilância Sanitária começou a frescar quando descobriu meus planos de fazer pão nu. Disseram que, se achassem cabelo/pentelho no pão, meus dias de padeiro estavam acabados.

Triste e decepcionado, deixei o paraíso. Não sabia para onde ir. Peguei a estrada sem rumo certo, quando me dei conta, estava perto de Catolé do Rocha, terra de Chico César. Parei numa lan-house (empreendimento da família de Chico César) no intuito de postar no blog o que havia se passado, mas eis que, numa busca na wikipedia, descobri um curioso local: Governador Dix-Sept Rosado, mais acima, na divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Governador_Dix-Sept_Rosado

Não bastasse esse nome peculiar (Dix-Sept era o 17° filho de um excêntrico coroné que achava bonito os números em francês), GDSR tem inúmeros atrativos, a saber:

* Pracinha Central — todos os dias à noite, sobretudo nos finais de semana, a praça ficada lotada de pessoas que alegremente conversam e mostram suas roupas novas (minha chance de estrear aquela camisa "tem um corno me olhando");

* Lar doce Lar — antigamente administrada por Dona Pirema, hoje tem a administração de Neto (ex-serralheiro) onde pode-se tomar cerveja gelada e não se precisa esperar 3 horas por um lanche; (chupa McDonalds!)

* Beira Rio do Onézio — outro importante balneário onde a elite boêmia do município se reúne para comer "vaca atolada" com cerveja quase sempre gelada, mas sempre escassa. (cerveja gelada é para os fracos)


Além disso, há personagens como:

* João Doido — para além das dúvidas, um dos grandes concorrentes ao prêmio de principal personagem folclórico da cidade. Trata-se de um senhor já em idade, que vive bêbado (ou fingido de) nos cantos da cidade, sempre dançando, fazendo palhaçada ou interagindo com os transeuntes; (ÍDOLO desde JÁ! Tenho que tomar um goró com esse cara)

* Dilvan (Cabeção) — flamenguista doente e mantenedor da antiga "toca do cabeção", onde aos domingos se oferecia shows. Atualmente mantém um bar em sua residência onde os boleiros da cidade assistem os jogos não transmitidos pela televisão aberta. O lugar é popularmente conhecido como a "Gávea", por ser reduto de flamenguistas; (Quero que os times do Sul/Sudeste se explodam, mas nesse caso abro uma exceção e minhas raízes portuguesas falarão mais alto. Vou gritar: Vasco! Vasco! só pra chatear. Fazer amigos é uma arte)

* Ubirajara — mantém um reduto boêmio ao lado da Gávea. É um personagem muito conhecido entre os apreciadores de cachaça. Todos os dias seu ponto lota na hora do almoço, quando seus clientes tomam aquela cachacinha para abrir o apetite; (vai ser nesse "reduto boêmio" que beberei com João Doido)


É isso. Estou deixando Catolé do Rocha agora. Não sei quando chego em GDSR, mas eu chego. Quem sabe não é lá que eu monto minha padaria?


sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Acordou o policial e levou bala

Em um confuso episódio, durante a madrugada, um policial que fazia a custódia de um juíz no bairro de Núñez, Buenos Aires, disparou contra seu superior, o sargento Héctor Morales, de 37 anos.

Ao que parece, Morales foi ao local para constatar se o agente - cuja identidade não foi divulgada - estava, de fato, fazendo a custódia do juíz Claudio Gutiérrez de la Cárcova.

Segundo a versão oficial, o policial foi surprendido pelo sargento enquanto dormia em um Ford Taunus. Ao ser acordado por seu superior, se assustou e nesse momento efetuou três disparos: dois atingiram o teto do veículo, enquanto o último atravessou o vidro e feriu o abdome do sargento.

Morales foi socorrido por moradores da região, sendo levado primeiro ao Hospital Pirovano e em seguida ao Hospital Churruca, onde foi submetido a uma cirurgia.


COMENTÁRIO DO PADEIRO: É óbvio que a culpa não é do inocente policial que dormia em serviço, mas sim do filho da puta que lhe acordou. Minha gente, o cochilo nosso de cada dia (ou cada hora, depende do tamanho da preguiça) é uma coisa sagrada. Por isso que aqui na padaria há um revezamento de sestas. Após o almoço, todos tiram uma pestana, mas de forma organizada, para que o estabelecimento não fique abandonado. Vou seguir o exemplo do policial argentino e passar dormir com uma arma. O próximo corno que tentar me acordar leva pão tabica duro, de uma semana, na cabeça. O padeiro é cruel, muito cruel.

Sim, amanhã eu volto com outra história sobre minhas andanças pelo Nordeste.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Ninguém é de ferro: férias do padeiro!

Nada como o calor de janeiro. Passei o ano todo no calor da padaria e, como todos os anos, vou fazer meu tour pelo Nordeste. Vocês já devem ter percebido a demora para postar, mas é que não posso viajar antes de fazer o balanço do ano anterior, entende?

Até o carnaval viajarei por lugares exóticos, com nomes estranhos, lugares famosos, tudo para renovar as energias para 2008. Mas não se preocupem, de onde estiver, vou postar aqui e contar um pouco da minha viagem.

(Imagem meramente ilustrativa)


TAMBABA


Comecei minhas férias no dia 5, no paraíso paraibano chamado Tambaba. Lá é possível se praticar o naturismo praiano de maneira muito simpática e segura. Algumas pessoas ainda me perguntam se eu tenho problema em tirar a roupa na frente de tantas pessoas e, por incrível que pareça, isso nunca me incomodou.



Eu nem ligo! E por dois motivos: em primeiro lugar, faz mais de 20 anos que não consigo ver nada abaixo da minha barriga e, em segundo lugar, eu só me sinto nu quando tiro o lápis de trás da orelha.